segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ida à praia.

Na passada Sexta-feira decidi ir ver o mar!  A pouco mais de 50kms de Londres ficam muito perto uma da outra as vilas de Lancing e Worthing.
A viagem foi de comboio, o que resultou numa pequena aventura...
Na bilheteira adquiri um pass de ida e volta por £25, e pelo sim pelo não, deverá ter pensado e muito bem o funcionário da bilheteira, vender-me um bilhete que me permitia chegar ao destino por qualquer itinerário. E com razão!
Saí da estação de London Bridge em direcção a Lancing, com escala em Haywards Heath numa viagem de 1h 22 min, nada de mais simples. O problema aconteceu quando tive de fazer escala para trocar de comboio e as informações disponíveis nesta estação eram muito escassas. Informou-me um revisor que teria que apanhar naquela mesma linha o próximo comboio e que este estaria mesmo a chegar - Óptimo, pensei eu, - isto está a correr bem! Já cómodamente instalado depois da troca, numa carruagem de verdadeiro luxo em classe standard, eram informados os passageiros por um pequeno LCD que o comboio seria separado em duas partes e das estações onde este iria para até chegar ao seu destino final... Separado em dois? Ok, eles lá sabem o que isso quererá dizer!
O comboio arranca, o mesmo monitor informa que a próxima paragem será em Clayton... o que pelos meus cálculos não demorariamos a lá chegar. Logo depois desliga-se o monitor durante bastante tempo... muito tempo... e eu aceso de curiosidade do local que estaríamos a passar, ligo o Google Maps e peço a localização: Surpresa! mudei de linha, Clayton ficou bem para trás e o comboio onde seguia teria como destino Hastings... O meu primeiro pensamento foi para o tal revisor, na cabeça não me faltaram nomes que o caracterizassem... o segundo pensamento foi sair na próxima estação, pois o meu destino era mesmo Lancing e onde iria encontrar-me com um amigo, o ultimo pensamento foi que teria de informar-me como chegar a Lancing e que teria de adquirir novo pass...
Nada disso: assim que o comboio pára dirijo-me ao revisor, mostro-lhe o meu bilhete, digo-lhe para onde quero ir e que não entendi como ali fui parar. Este simpaticamente esclarece-me que o comboio onde fiz escala diviu-se em dois, sendo que as carruagens da frente seguiram para Lancing e as detrás mudaram o seu destino para Hastings e esta separação efectuou-se em andamento uns minutos antes de Clayton... informou-me também que o pass que eu adquiri em London Bridge me permitia apanhar um novo comboio a partir dali e que com ele eu até podia naquele dia dar a volta a Inglaterra para chegar a Lancing! Menos mal... e lá apanhei novamente o comboio, desta vez não se separava em partes, e depois de parar em todas estações a apeadeiros lá cheguei ao meu destino com cerca de trinta minutos de atraso do tempo inicialmente previsto.

E já em Lancing, tinha ainda umas horas até me encontrar com o João Ferreira, um amigo de longa data e que como eu, outro tuga, que veio à doze anos procurar de uma vida melhor em terras de sua majestade. Aproveitei as horas para um belo passeio à beira mar até chegar a Worthing, para matar saudades daquele cheiro a água salgada, da praia, e esta que não tinha areia... as praias por aqui são feitas de rochas e pedras em tons cinzentos...
Com esta pequena aventura já a minha barriga estava a dar sinal com falta de alimento e tentei, entre tanta oferta procurar um restaurante típico onde pudesse almoçar. Escolhi "The Rose & Crown Tavern" em Worthing para saciar a minha fome e descansar um pouco. Com um acolhimento que ainda não tinha visto desde que cheguei a Inglaterra, e com a ajuda de uma simpática waitress, sim, pois o meu inglês ainda continua no nível básico, lá escolhi um Fish Pie acompanhado com verduras e uma sobremesa de deixar água na boca! Fica a recomendação...

O dia foi muito bem passado, reencontrei um amigo com quem pude meter a conversa em dia, falar de Portugal, de trabalho e das expectativas que tenho na minha nova vida.

Abraços Londrinos!







Sem comentários:

Enviar um comentário