domingo, 21 de outubro de 2012

Covent Garden



Tendo-se tornado desde os tempos mais remotos um centro de comércio e de referência, Covent Garden Piazza, é hoje um dos mais importantes centros de atracção turística de Londres.

Descobertas aqui feitas em escavações recentes revelaram vestígios de uma civilização Romana, tendo sido o centro de uma importante cidade comercial chamada Lundenwic, que se terá desenvolvido no local em 600dc. Esta terá sido deslocada nos séculos seguintes, acabando mesmo por desaparecer da região.
Existem documentos que mais tarde, nos anos de 1200, fazem menção a um jardim propriedade dos Monges de Beneditinos da Abadia de St. Peter, do Convento de Westminster - The Covent Garden.

O actual edifício do centro da praça de Covent Garden,  foi projectado em 1632 por Inigo Jones inspirado no estilo Italiano da época,  tornando-se em 1666, resultado do grande incêndio de Londres, num célebre mercado de flores, frutas e legumes,  mantendo-se activo durante mais de três séculos, até ao ano de 1974. Existem, curiosamente, documentos que datam de Maio de 1662 que fazem referência a shows de entretenimento de rua.

Os shows de entertenimento de rua são ainda hoje um  importante motivo de atracção a quem visita Covent Garden, transformando este espaço num verdadeiro circo ao ar livre, onde malabaristas, mágicos, músicos, faquires, palhaços... interagem com o público, fazem as delicias e trazem boa disposição de todos os que por ali passam.

Actualmente Covent Garden é visito por mais de 30 milhões de turistas todos os anos:  alberga museus e casas de teatro em seu redor, como por exemplo o histórico e famoso Royal Opera House; tem mais de 60 bares, pubs e restaurantes, entre os quais o Rules Restaurant, um dos mais célebres do mundo e considerado um dos dez melhores Londres - fundado em 1798 por Thomas Rules,

Covent Garden tem uma estranha capacidade de despertar todos os nossos sentidos: as decorações modernas que contrastam com o místico dos edifícios, o cheiro de iguarias que nos abrem o apetite e nos trazem água à boca... tornando o acto de degustação quase obrigatório... As gentes que ali passam e que nos cumprimentam com um sorriso de bem-estar e satisfação, as luzes e sons que nos envolvem... Tudo isto deixa-nos com uma estranha sensação de viagem no tempo sem orientação, e uma inquieta vontade de desvendar tudo que Covent Garden tem para nos oferecer...

Abraços Londrinos!






 

Sem comentários:

Enviar um comentário