quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

London Bridge



A Ponte de Londres ou London Bridge foi provavelmente a primeira e única ponte que durante mais de 1700 anos atravessava o Rio Tâmisa da cidade de Londres!

Sendo actualmente parte da A3, uma das muitas vias que ligam a cidade, a sua história remonta ao início do século I, tendo sido construída,  destruída e reconstruída enumeras vezes ao longo dos tempos.
A construção inicial terá sido em madeira por volta do ano 43, em substituição de um já antigo e estratégico pontão militar Romano. No extremo norte desta viria a desenvolver-se mais tarde a cidade de Londinium.
Conta a história que uma das vezes em que a ponte foi destruída, terá sido por ordem do Rei Ethelred I, que no ano de 1013 viria a ordenar que a incendiassem no intuito de dividir as forças Dinamarquesas aquando das suas invasões. London Bridge seria então reconstruída ainda antes do virar do século. A nova ponte, também esta em madeira, não iria durar muitos anos e em 1091 a sua estrutura seria seriamente danificada numa grande tempestade, obrigando à sua quase total reconstrução. Novamente a sua existência seria curta e quarenta e cinco anos mais tarde voltaria a ser destruída, foi em 1136, num grande incêndio que também terá destruído uma grande parte da cidade.
Foi em 1176 o Rei Henrique II ordenou a sua reconstrução, desta vez em pedra, assim como a construção de uma capela no meio da seu tabuleiro. Nela foram ainda construídos edifícios, alguns com sete andares, e mais de 138 lojas, tendo sido então considerada um dos locais mais importantes de Londres.
Assim se manteve a London Bridge durante quase 600 anos. A margem sul chegou a ser muito famosa quando neste período era utilizada para exposição de cabeças decapitadas dos traidores, na altura conservadas em alcatrão.
Em 1722, o congestionamento era tanto e tornou-se tão grave que a sua travessia poderia chegar a demorar horas, motivo pelo qual foi então decretado que a circulação da mesma passasse a ser feita pelo lado Oeste,  para quem se dirigisse para norte em direcção à cidade, e pelo lado Este para quem fosse em direcção ao sul. Esta tem sido sugerida como uma possível teoria para a origem do tráfego na Grã-Bretanha seja feito pelo lado esquerdo.
Em 1758 todas as casas e lojas na ponte foram então demolidas por ordem do Parlamento, tendo sido alvo de alterações para que a navegação de navios de grande porte fosse facilitada.
A partir de então London Bridge terá sido alvo de grandes obras, até se tornar aquilo que podemos ver hoje, muito diferente da sua arquitectura inicial.
Actualmente a beleza desta ponte talvez esteja mais na sua própria história e pelas histórias que ela tem para nos contar de longo de tantos séculos.

Abraços Londrinos!

 

 London Bridge - actualemte com 5 faixas
 de rodagem e uma sexta de ciclovia

London Bridge iluminada.
(imagem gentilmente cedida pelo Google)

London Bridge em 1682
(imagem gentilmente cedida pelo Google)


Sem comentários:

Enviar um comentário